O QUE É EDUCAÇÃO ESPECIAL?
A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. A maioria em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).
“Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.”
Assim, os objetivos da educação especial são os mesmos da educação em geral. O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as diferenças individuais do aluno.
O QUE É EDUCAÇÃO INCLUSIVA?
A Educação Inclusiva é aquela que se preocupa que o conhecimento possa alcançar a todas as pessoas, independente de sua classe social, cor, raça, comunidade ou capacidade intelectual e emocional.
Busca atender e perceber as necessidades de todo e qualquer aluno em salas de aula comuns, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento individual de todos eles.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS?
Visto os dados acima, entende-se que a educação especial é destinada as pessoas com necessidades especiais, separando o ensino da educação geral. Já a educação inclusiva, é destinada a qualquer aluno que possa ter alguma dificuldade de ser inserido no ensino regular. Ou seja, a educação inclusiva faz parte da educação especial, mas nem sempre a especial faz parte da inclusiva.
O objetivo é conseguirmos trabalhar com as duas de maneira harmônica, tornando o ambiente escolar cada vez mais igualitário e sem preconceitos.
As metodologias ativas vieram para nos auxiliar nessa inserção então, vai no próximo post e mergulhe fundo nesse mundo tão delicioso!!!
Para saber mais detalhes sobre cada uma, visitem esses links:




Nenhum comentário:
Postar um comentário